Gerenciando o Cloud pelo Painel

De Wiki InfoLink
Ir para: navegação, pesquisa

Através do Painel, você consegue gerenciar seu Cloud de forma simples e intuitiva. Conheça as funcionalidades:

Acesse o Painel de Cloud, em seguida, clique em Gerenciar.

Snapshot-cloudpdc-1.png


Navegue pelo Índice e conheças as funcionalidades:

Status

Status de cloud Gerenciado pelo cliente.

Cloudpdc-status-1.png

  • Nome e Apelido do Cloud;
  • Sistema Operacional;
  • Número de vCPUs, vRAM e espacço em disco;
  • Status (ligado/desligado/suspenso);
  • IP público e IP privado (se houver);
  • Acesso ao Console.


Status de cloud Gerenciado pela InfoLink.

Cloudpdc-status-2.png

Snapshot

Snapshots são pontos de restauração do servidor Cloud. Geralmente são feitos snapshots antes de atualizações críticas no sistema.

Snapshot-cloudpdc-2.png

Para criar uma imagem (Snapshot), basta clicar no botão Criar Snapshot e em seguida confirmar a criação.

Esta opção está disponível apenas para Cloud com Gerencia própria.

Snapshot-cloudpdc-3.png

Firewall

Regras de Firewall

O gerenciador de firewall permite que você crie regras de bloqueio e liberação, implementando ainda mais segurança e autonomia ao seu ambiente Cloud.

Todos os acessos de entrada são bloqueados e todos os acessos de saída são liberados por padrão, entretanto a qualquer momento, é possível gerenciar suas regras com total liberdade e simplicidade.

Firewall-pdc-cloud.png

Criar nova regra de Entrada

Por padrão todos os acessos de entrada são bloqueados, mas se necessitar liberar alguma origem, porta ou serviço, é muito simples fazê-lo.

Na tela principal do gerenciador de Firewall do Painel de Cloud, clique em “Nova Regra” e selecione a opção de “Entrada (Liberação)”.

Você deverá preencher os campos solicitados, conforme explicação abaixo:

  • Descrição: É um nome amigável da regra que lhe ajudará a identificar seu objetivo;
  • Escolha o IP: Refere-se ao IP externo de seu Cloud que será considerado como destino da regra;
  • Portas e Protocolos: Portas e protocolos que serão consideradas na regra. Neste item é possível aceitar as sugestões mais comuns ou incluir suas regras personalizadas;
  • Origem: Endereços de origem para o qual a regra de firewall será incluída, neste caso, é possível especificar-se algum IP de cliente/servidor externo, intervalos, blocos CIDR ou todas as origens externas (todos os Ips).

Firewall1-pdc-cloud.png

Criar nova regra de Saída

Por padrão todos os acessos de saída são liberados, mas se necessitar bloquear alguma porta, protocolo ou destino de saída a partir de conexões oriundas de seu Cloud, é muito simples fazê-lo.

Na tela principal do gerenciador de Firewall do Painel de Cloud, clique em “Nova Regra” e selecione a opção de “Saída (Bloqueio)”.

Você deverá preencher os campos solicitados, conforme explicação abaixo:

  • Descrição: É um nome amigável da regra que lhe ajudará a identificar seu objetivo;
  • Portas e Protocolos: Portas e protocolos que serão consideradas na regra. Neste item é possível aceitar as sugestões mais comuns ou incluir suas regras personalizadas;
  • Destino: Endereços de destino para o qual a regra de firewall será incluída, neste caso, é possível especificar-se algum IP de cliente/servidor externo, intervalos, blocos CIDR ou todos os destinos externas (todos os Ips).

Firewall2-pdc-cloud.png

Portas e Protocolos

Parte muito importante de uma regra de firewall são as portas e protocolos. Abaixo, seguem as portas possíveis e explicação sobre os protocolos de rede:

  • Portas: É possível configurar portas dentro do intervalo 1 até 65535. Por exemplo, a pora 80 refere-se ao protocolo HTTP (WEB) e 443 ao protocolo HTTPs (WEB Segura);
  • Protocolos TCP, UDP e ICMP: São os principais protocolos TCP/IP. O protocolo TCP possui garantia de entrega e controle de transmissão, o que não existe no UDP. Já o ICMP é utilizado para gerar relatórios de erros ou controles, como por exemplo, testes de ping.

Exemplos de utilização TCP são HTTP, SSH e FTP e UDP são NTP e DNS.

Gráficos

É possível visualizar gráficos de utilização de Memória, CPU, Disco, Banda e Transferência dos períodos: Última hora, Último dia, Últimos 7 dias, Últimos 30 dias e Últimos 90 dias.

Cloudpdc-graficos-1.png

Alertas

Você pode usar o Painel de Cloud para coletar e rastrear métricas, coletar e monitorar arquivos de log, e definir alertas.

Esses alertas que serão enviados para o email técnico.

CPU

Graficos-cpu-cloud.png

Banda

Graficos-banda-cloud.png

Disco

Graficos-disco-cloud.png

Memória

Graficos-memoria-cloud.png

Transferência

Graficos-transferencia-cloud.png

Email Técnico

O email técnico é seu principal canal de contato de informações de alertas vinculados ao seu servidor Cloud. O email técnico é vinculado ao cloud, ou seja, é possível configurar um email para cada cloud.

Para configurar o email técnico, clique em Detalhes para Cloud com Gerencia InfoLink ou em Ações/Gerenciar para Cloud com Gerencia própria. Em seguida escolha a opção Email Técnico.

Emailtecnico-pdc-cloud.png

Para saber como alterar o e-mail técnico, leia o artigo.

Veja Também