Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados

De Wiki InfoLink
Ir para: navegação, pesquisa

Assim como diversos outros sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), o WordPress depende de conexão ativa e permanente com banco de dados MySQL. Ao interromper a conexão entre o WordPress e o banco de dados, eventuais problemas acontecerão. Abaixo, indicamos alguns dos possíveis erros que podem ocorrer em relação ao erro de conexão com banco de dados WordPress e como corrigi-los.

Principal mensagem de erro

O erro mais comum de conexão no WordPress, é apresentado da seguinte forma:

Conexao-com-o-banco-de-dados-wordpress.png


Para resolver, temos que analisar alguns fatores, mas antes disso, é fundamental sabermos como funciona a conexão do site com o banco de dados MySQL.

Toda a configuração da conexão do banco de dados está armazenada no arquivo wp-config.php que está dentro da pasta onde o WordPress foi instalado, que tem o aspecto a seguir.

  • DB_NAME - Nome da base;
  • DB_USER - Nome do usuário;
  • DB_PASSWORD - Senha;
  • DB_HOST - Hostname da base;

Abaixo seguem alguns fatores que geram um erro de conexão.

Domínio congelado

Como no campo 'DB_HOST' está o endereço do site, caso o domínio esteja congelado, certamente não irá conseguir realizar o acesso.

Para solucionar renove o domínio imediatamente ou coloque o IP do servidor do banco de dados temporariamente, até o domínio ser renovado, exemplo:

/** MySQL hostname */
define('DB_HOST', '200.187.64.240');

Comparando dados do Painel de Hospedagem com o wp-config.php

Para verificar se os dados estão corretos, basta acessar a opção do Painel de Hospedagem MySQL Center e comparar as informações com os dados obtidos no arquivo wp-config.php. Caso todos os dados estejam corretos, a única informação que pode estar errada é a senha. Neste caso devemos alterar a senha do banco de dados no Painel de Hospedagem para a mesma que está no campo DB_PASSWORD, no arquivo wp-config.php.

Conexao-banco-de-dados-5.png

Se deseja maiores informações de acesso ao banco MySQL, leia o artigo.

Erro após migrar WordPress em localhost para hospedagem

O WordPress guarda referências no banco de dados do endereço de instalação. Caso o seu WordPress tenha sido instalado em seu computador local (localhost) ou em outra hospedagem, para correção é necessário realizar algumas alterações.

Procure no diretório raiz do seu WordPress pelo arquivo wp-config.php. Abra o arquivo com o editor de sua preferencia e atualize as informações de conexão do banco de dados.

Conexao-banco-de-dados-2.png

Manutenção de emergência ou instabilidade momentânea

Para conferir se há alguma manutenção agendada por nossa equipe técnica ou instabilidade no serviço acontecendo no momento do acesso, basta verificar o status do serviço através do nosso Statusblog.

Endereço: http://status.infolink.com.br/

Veja Também