Alerta de certificado SSL nos navegadores Chrome e Firefox

De Wiki InfoLink
Ir para: navegação, pesquisa

O que é HTTPS?

Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é o protocolo seguro através do qual o seu navegador se comunica com sites.

Quando você utiliza sites HTTP, qualquer dado que seja transferido tem a possibilidade de ser interceptado ou manipulado por invasores. No entanto, quando você utiliza sites HTTPS, os dados são criptografados e autenticados, e com isso protegidos.

A InfoLink se compromete em ajudar seus clientes a proteger os seus dados e de seus usuários. Com isso, estamos tornando de forma fácil e grátis a conversão de seu site para HTTPS com o uso do Let's Encrypt.

Benefícios de utilizar HTTPS

As informações de seus visitantes são criptografadas, e portanto mais seguras. Muitos usuários se sentem mais confortáveis realizando compras e fornecendo suas informações pessoais online através de sites protegidos/seguros.

A partir do início de 2017, o Google Chrome e o Mozilla Firefox irão começar a exibir avisos todas as vezes que um usuário acessar um site que não possui HTTPS. Portanto, se seu site não for seguro, seus visitantes irão receber este aviso sempre que o acessarem. O Google também classifica sites HTTPS de maneira mais favorável. Portanto, converter seu site para HTTPS irá beneficiar o SEO e o ranqueamento de seu site.

O que é um certificado SSL?

Um Certificado SSL (Secure Sockets Layer) permite que seus visitantes acessem seu site através de uma conexão HTTPS. Tornando segura a conexão entre seu navegador e o site que está sendo visitado.

A InfoLink disponibiliza um certificado SSL Let's Encrypt para seu site tanto nos planos de hospedagens quanto em servidores dedicados. Você pode verificar se seu site já possui um certificado SSL se a URL começa com https:// ao invés de http://.

A barra de endereço do seu site costumava mostrar um ícone da letra "i", indicando que o mesmo não possui o certificado SSL:

Alerta-navegador-ssl.png

A partir de agora, uma vez que o certificado SSL seja ativado em seu site, um cadeado verde aparecerá no lugar do ícone com a letra "i", indicando que o site sim possui o certificado SSL:

Alerta-navegador-ssl-1.png

A InfoLink também oferece, de forma grátis, um certificado Let's Encrypt para cada domínio e subdomínio que estiver conectado ao seu site.

Utilizando HTTPS em navegadores antigos

Navegadores mais antigos não são compatíveis com os altos padrões de segurança requisitados por alguns do novos certificados SSL. Segue lista de navegadores incompatíveis:

Navegadores não compatíveis:

  • Versões do Google Chrome anteriores a 6
  • Versões do Internet Explorer anteriores a 7
  • Versões do Firefox anteriores a 2.0
  • Versões do Safari anteriores a 2.1
  • Todas as versões do Internet Explorer no Windows XP

Navegadores Mobile não compatíveis:

  • Navegador Safari em um iOS anterior a 4.0
  • Navegador Android em uma versão anterior a 3.0 (Honeycomb)
  • Navegador Windows Phone em uma versão anterior a 7

Visitantes acessando seu site em um destes navegadores podem enfrentar problemas no carregamento da versão HTTPS de seu site. Para não enfrentar essas questões, recomendamos utilizar um dos navegador compatíveis para acessar ou editar seu site.

Utilizando o elemento HTML

Para que seu site seja integralmente compatível com HTTPS, você deve se certificar de que nenhum dos elementos HTML em seu site contém links que possua chamadas em HTTP.

Isto é, se o código adicionado possuir HTTP no link, você receberá uma mensagem de erro.

Nota: Caso o elemento HTML que você inserir aceite HTTPS, mesmo que ele tenha um link HTTP incorporado, ele deverá funcionar em seu site HTTPS.

Mais informações

Para saber mais sobre o SSL e o certificado Let's Encrypt, entre em contato com o nosso Suporte técnico.

Veja Também